Palavra da Semana | Faxina na Casa de Deus - Samuel de Oliveira - 18/08/2019
O brasileiro é um povo tradicionalmente alegre, caloroso e emocional. Em nenhuma parte do planeta você vai encontrar um povo que gesticula tanto, fala e ri alto como o brasileiro, quem já saiu do país sabe do que eu estou falando. Prova disso é o fato de termos a maior festa popular do mundo, mas será que estamos festejando os motivos corretos?
Trazendo para o nosso contexto da igreja, somos culturalmente encorajados ao nos converter a suprimir toda e qualquer emoção e expressão de alegria. Em nossos cultos permanecem o choro do quebrantamento ou o luto do arrependimento por ter cometido algum pecado. Assim caminhou a igreja durante séculos na idade média em que as pessoas pagavam penitências muitas vezes por simplesmente serem alegres. Hoje as coisas mudaram, alguns cultos são praticamente um show de stand-up onde os pastores precisam fazer as mais diversas peripécias para cativar a atenção do seu público. Mesmo assim ainda somos de forma implícita sempre levados por um caminho de lágrimas.
O que eu tenho a dizer sobre o choro: chore! Respeite o momento do choro, arrependa-se, rasgue o seu coração, lave o chão se preciso for, chore tudo o que você tem pra chorar, mas haverá um momento em que você precisará se levantar, o choro precisa ser uma etapa da nossa vida e não toda a nossa vida.
É nos momentos difíceis em que estamos fragilizados que precisamos tomar a decisão mais importante: ter uma atitude! Se levantar! Se posicionar! Alinhar o coração!
Todas as vezes que vemos deus falando de arrependimento e choro é para que haja conserto. Por isso eu te pergunto, o que precisa de conserto na sua vida? Hoje é dia de ajustar os ponteiros do seu relógio porque tem uma festa te esperando. Hoje é dia de trocar as suas vezes de luto e colocar seu melhor traje festivo! Salmos 30:11-12
Permanecer no choro, permanecer na dor é algo do diabo, ele quer roubar a nossa festa! Ele quer nos tirar a alegria da salvação, a alegria da presença de deus, encaramos cada dia apenas como mais um dia.
A alegria é espiritual – pode estar tudo contra, tudo contrário, contudo inexplicavelmente eu me alegro, me alegro porque tenho esperança! Habacuque 3:17-18 eu me alegrarei na certeza de que não estou sozinho!
A tristeza vem da alma, salmos 42:05 mas a alegria vem do espírito! É o espírito alegre que alegra a alma, o que muda os nossos sentimentos é ter o espírito alegre. Até aformoseia o rosto! Provérbios 15:13.
Eu tenho um alerta para os dias de hoje: estamos sendo roubados!
A gente se converse e parece participar de uma religião triste, em que não há alegria, em que não há vibração.
Como ronaldo ministrou semana passada nos alegramos muito mais em falar quando éramos do mundo do que hoje que pertencemos à cristo. Chegamos na igreja e mal levantamos as mãos, não nos expressamos na presença de deus. O clássico exemplo de davi em 2ª samuel 6:14 deixa isso bem claro. A alegria de davi incomodava! Hoje vejo muitas pessoas que se incomodam com reuniões alegres, que se incomodam com a alegria alheia. Será que não estamos desta maneira?
Não importa o que esteja acontecendo? Eu me alegrarei em deus! Ele é a minha fonte de realização!
Eu sou da geração que dança, eu consigo entender um pouco do que davi sentiu ali naquele momento. Geração que enfrentou muitos comentários para que a dança fosse uma realidade na vida da igreja, a questão não é e nunca será a dança em si, mas porque você não dança pra deus? Ahhh mas quando eu era do mundo.... Dançava gafieira, passinho anos 80, dançava o charme, o rock anos 60, dançou lambada e axé nos anos 90, pagode, sertanejo, eletrônica dos anos 2000, mas daí agora se converteu. Não tem alguma coisa errada nisso?
Não estou falando de trazer o mundo pra igreja e sobre este argumento de não trazer o mundo pra dentro da igreja nós conclamamos uns aos outros a esquecer esse negócio de celebrar, esquecer esse negócio de se expressar. Voltamos novamente à estaca zero!
Sei que tem gente aqui que foi da geração da bateria, que introduziu este instrumento na vida da igreja... Parece pouco, mas ainda temos um longo caminho a percorrer.
Eu pergunto o que aconteceu com a geração que dança?
Isaías 61:01-04
Não espere o livramento do senhor para se alegrar. Do que adianta passar uma vida inteira chorando e resmungando pelos cantos se o melhor das realizações acontecem durante o caminho? Se as maiores lições de fé e perseverança aprendemos enquanto estamos no caminho do milagre. Depois do milagre é fácil, adorar a deus na terra prometida é fácil, o que deus espera de nós é que dancemos no deserto! Que nos alegremos em meio ao caos, no meio do cenário abandonado.
Surpreenda a expectativa do inferno a seu respeito! O diabo espera te derrubar, vc vai lá e se alegra! O diabo tá assim “agora eu calo ele” “agora ele reclama” e muitas vezes caímos nessa armadilha.